MEMOCAD

O MEMOCAD é um aplicativo intuitivo, rápido e seguro que funciona integrado ao AUTOCAD, daí a facilidade de fazer o trabalho da topografia, sem necessidade de exportação e importação para outro ambiente.


O MEMOCAD tem como finalidade otimizar os trabalhos de profissionais da área através de interface amigável, e pode ser usado para elaboração de cálculos e desenhos topográficos com funções que abrangem a importação dos dados dos relatórios do GPS, edição dos desenhos e geração de arquivos, relatórios e planilhas.

 

Ele é destinado às diversas áreas da engenharia que utiliza a base topográfica no desenvolvimento dos trabalhos de Regularização Fundiária, Reflorestamento, Loteamento, Mineração, etc.


O MEMOCAD dispõe de aplicativos distintos que são módulos independentes e funcionam em aquisições específicas.

     
Módulo de Georreferenciamento de Imóveis Rurais    
     

O MEMOCAD trás soluções para Georreferenciamento de Imóveis Rurais - 3ª Edição da Norma Técnica, trazendo agilidade na montagem da planta e memorial descritivo, com coordenadas no Sistema Universal Transversa de Mercator (UTM) e no Sistema Geodésico Local (SGL), correspondentes aos produzidos pelo Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) e cria automaticamente uma planilha com os dados que deverão ser inseridos na planilha ODS.


O MEMOCAD calcula a área do imóvel com base nas coordenadas referenciadas ao sistema Geodésico Local (SGL) de acordo com Norma técnica da 3ª edição e é a mesma área que o SIGEF calcula.


- Importação dos pontos


Faz a Importação dos dados do relatório do GPS, gravando-os numa planilha Excel (Planilha base).

 

- Planilhas


- Gera planilha ODS totalmente automática.

- Tabela de coordenadas UTM, Geográficas e SGL.


- Documentos para registro em Cartório


Gera automaticamente os documentos para serem apresentados ao cartório:


- Desenho da planta da propriedade

- Memorial descritivo UTM gerado diretamente em arquivo doc. do Word

- Memorial descritivo SGL gerado diretamente em arquivo doc. do Word

- Declaração de reconhecimento de limites

- Requerimento pessoa Física

- Cartas de Anuência

     
Módulo Amazônia Legal    
     

Amazônia Legal é uma área que engloba nove estados brasileiros pertencentes à Bacia amazônica e a área de ocorrência das vegetações amazônicas.


A Amazônia Legal é uma área que corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a totalidade de oito estados Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Estado do Maranhão. Nela residem 56% da população indígena brasileira. O conceito de Amazônia Legal foi instituído em 1953 e seus limites territoriais decorrem da necessidade de planejar o desenvolvimento econômico da região e, por isso, não se resumem ao ecossistema de selva úmida, que ocupa 49% do território nacional e se estende também pelo território de oito países vizinhos.

 

O MEMOLEGAL é um software desenvolvido para fazer o processamento de trabalhos georreferenciados, com fins de regularização fundiária em terras públicas no âmbito da Amazônia Legal.


Foi baseado na 1a Edição da Norma Técnica para Georreferenciamento em ações de Regularização Fundiária aplicada à Amazônia Legal, aprovada pela Portaria INCRA/SRFA/P/Nº 01 de 14 de JULHO de 2009.

     
Módulo LOTECAD    
     

Considera-se loteamento a subdivisão de glebas em lotes destinados à edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias já existentes.


Loteamento Rural. Processo de divisão de terras em lotes para serem vendidos e destinados à colonização e à exploração agrícola, pecuária, extrativa vegetal ou agroindustrial, com observância de requisitos legais.


Loteamento Urbano. Desmembramento de imóvel urbano em áreas destinadas à edificação de qualquer natureza, com a observância das formalidades legais dos regulamentos administrativos e posturas municipais.

 

O LOTECAD calcula área e separa cada lote por quadra, gerando:


- Planta individualizada de cada lote, utilizando modelos feitos pelo usuário.

- Memorial descritivo / tabelas

- Detecção automática do perímetro dos lotes desenhados no AutoCAD.

- Rotulação automática dos vértices ou definida pelo usuário.

- Tabela de coordenadas.

- Cadastro limites e confrontações.

- Planilha descritiva áreas dos lotes.

- Quadro resumo de áreas (dimensões e confrontações).

- Memorial gerado diretamente em arquivo doc. do Word – 3 modelos

     
Módulo FLORACAD/SICAR    
     
FLORACAD    
     

O FLORACAD foi desenvolvido para utilizar os melhores recursos na elaboração de cálculo e classificação "macro" de alguma área.


Podemos usar o FLORACAD para representar qualquer tipo de estratificação, como por exemplo, uso e ocupação de uma determinada paisagem, características físicas do solo, fase de desenvolvimento de vegetação, manejo de área pós plantação, fases da vegetação, controle de atividades urbanas e rurais, preservação do meio ambiente e outros controles:


O FLORACAD é um aplicativo que funciona integrado ao AUTOCAD.

 

Através de dados informados, o aplicativo FLORACAD gera a classificação das áreas, tabelas e gráficos efetuando cálculo da área, a definição das áreas com hachuras, a formatação das camadas correspondentes às tipologias de cada área e elaboração das tabelas e gráficos de percentual representativo das áreas.


É indicado para construtoras, empresas de engenharia e profissionais como engenheiros civis, agrônomos, agrimensores e arquitetos que trabalham com dimensionamento e classificação de áreas.

     
SICAR    
     

O SICAR foi desenvolvido para utilização dos melhores recursos na elaboração de cálculo e classificação "macro" de áreas de acordo com as informações necessárias para atender as exigências do CAR – Vadastro Ambiental Rural.


O SICAR é um aplicativo que funciona integrado ao AUTOCAD.


Através de dados informados, o aplicativo SICAR gera a classificação das áreas, tabelas e gráfico efetuando cálculo da área, definição das áreas com hachuras, formatação das camadas correspondentes às tipologias de cada área, elaboração das tabelas e gráficos de percentual representativo das áreas e gera os arquivos em DXF correspondentes às camadas a serem convertidas em SHP.

 

É indicado para construtoras, empresas de engenharia e profissionais como engenheiros civis, agrônomos, agrimensores e arquitetos que trabalham com dimensionamento e classificação de áreas e fazem serviços relativos ao CAR (cadastro Ambiental Rural).


Através de dados informados, o aplicativo SICAR gera a classificação das áreas, tabelas e gráfico efetuando cálculo da área, definição das áreas com hachuras, formatação das camadas correspondentes às tipologias de cada área, elaboração das tabelas e gráficos de percentual representativo das áreas e gera os arquivos em DXF correspondentes às camadas a serem convertidas em SHP.

     
Módulo IEF    
     

O CADIEF tem o objetivo, de elaborar as plantas georreferenciadas, memoriais descritivos e seus respectivos arquivos digitais, que serão apresentadas ao IEF (Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais), para regularização da Reserva Legal.


Etapa para elaboração de Plantas georreferenciadas, para regularização da Reserva Legal, segundo a Portaria.

 

Portaria nº 98, de 11 de junho de 2010.


Dispõe sobre a autorização para recebimento e homologação de laudos técnico ambientais e plantas georreferenciadas, elaborados por profissionais habilitados não servidores do IEF, para regularização da Reserva Legal.

     
FERRAMENTAS DO MEMOCAD    
     

O MEMOCAD apresenta quatro barras de ferramentas com uma interface prática e fácil funcional ao ambiente AUTOCAD contendo:


- Barra de Aplicativos;

 

- Barra Auxiliar;

- Barra Montagem SIGEF com seis etapas direcionadas para elaboração do processo para atender as exigências do SIGEF de georreferenciamento de imóveis rurais.

- Meio ambiente: FLORACAD / SICAR

     
Barra de Aplicativos    
     

O MEMOCAD apresenta três barras de ferramentas com uma interface prática e fácil funcional ao ambiente AUTOCAD contendo:


- Barra de Aplicativos;


- Barra Auxiliar;


- Barra Montagem SIGEF com seis etapas direcionadas para elaboração do processo para atender as exigências do SIGEF de georreferenciamento de imóveis rurais.


Barra de Aplicativos




  Memorial INCRA -2ª. Edição

Processo para fazer as peças de 2ª. Edição na NT de georreferenciamento de Imóveis Rurais.


  MEMOLEGAL

Processo para fazer as peças técnicas da NT para georreferenciamento Amazônia Legal.

 
  Memorial Padrão

Processo para fazer a planta de memorial de qualquer polígono com opção de calculo de rumo ou azimute de uma Linha de Transmissão.


  FLORACAD

Soma das áreas de vegetações ou áreas definidas pelo próprio usuário, gerando tabela e gráfico de percentual de utilização. Interessante para o CAR.


  LOTECAD

Desenho de planta e memorial descritivo de todos os lotes de uma quadra de um loteamento urbano ou rural.


  CADIEF

Processo para fazer as pecas técnicas e memorial de acordo com as normas do Instituto Estadual de Florestas.


  Liga Osmode

  Desliga Osmode

     
Montagem SIGEF    
     

Memorial INCRA -3ª. Edição - SIGEF


Montagem completa de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, de acordo com 3ª. Edição na Norma Técnica.


Montagem SIGEF




  Importar dados GPS

Importa os dados do relatório do GPS gravando-os numa planilha Excel (Planilha base).


  Desenhar pontos

Desenha os pontos lidos da planilha base, em camadas e cores diferentes.

Outra alternativa é usar 1º. botão da Barra Auxiliar.


 
  Organizar pontos

Organiza os dados da planilha base, selecionando/ filtrando dados selecionados, de uma poligonal ou planilha Excel.

Outra alternativa é usar o 2º. Botão da Barra Auxiliar.


  Verificar erros

Verifica os erros de nomenclatura, duplicidade, padrão.


  Montagem 3ª. Edição completa.

Desenha a planta do imóvel, gera todas as peças técnicas, memorial descritivo UTM e SGL, planilha SIGEF e outros relatórios.


  Gravar no Servidor

Grava os pontos numa pasta SERVIDOR e verifica duplicidade.


     
     
Barra Auxiliar    
     

Barra Auxiliar


     
  Desenhar pontos

Desenha os pontos de uma planilha Excel importados do GPS.


  Filtrar pontos

Filtra pontos contidos numa planilha Excel ao selecionar uma áreas de pontos de um desenho DWG (Complementar do item anterior- desenhar pontos).


  Juntar planilhas (3ª. Edição da Norma Técnica INCRA)

Junta várias planilhas base, gravando todas as linhas das planilhas selecionadas numa única planilha. Será solicitado o número de planilhas as serem unidas e será selecionada cada uma das planilhas.


  Imprimir confrontantes (3ª. Edição da Norma Técnica INCRA)

Se você tem a planilhas base já preenchida, inclusive com confrontantes, poderá imprimir os mesmos ao redor da propriedade. Deverá abrir um arquivo DWG com a poligonal já desenhada.




  Exportar confrontantes (3ª. Edição da Norma Técnica INCRA)

Se você tem a planilhas base, mas ainda não estão preenchidos os nomes dos confrontantes, código de métodos e de limites, poderá identificar esses dados de maneira mais fácil, selecionando o confrontante e selecionando numa lista métodos e limites. Deverá estar com a poligonal desenhada em um arquivo DWG.


  Imprimir informações dos vértices (3ª. Edição da Norma Técnica INCRA)

Imprimir todas as nomenclaturas, coordenadas, precisão dos vértices e código de limites.


  Cartas de Anuência (SIGEF)

Gera as cartas de anuência a partir de dados selecionados no memorial SIGEF (PDF).


  Transformar as coordenadas UTM em Geográficas e vice-versa.

Converte as coordenadas UTM inseridas numa planilha Excel para coordenadas geográficas. A planilha deve ter colunas com nome do vértice, coordenada X e coordenada Y.


Converte as coordenadas geográficas inseridas numa planilha Excel para coordenadas UTM. A planilha deve ter colunas com nome do vértice, latitude e longitude.


  Cria planilha com ponto virtual.

Cria numa planilha Excel as coordenadas de pontos virtuais, da poligonal selecionada.


  Exportar dados do acervo fundiário e desenhar polígonos.

Desenha polígonos de propriedades geradas pela exportação de dados de acervo fundiário. Propriedades que foram certificadas com datas anteriores ao ano de 2013, antes do SIGEF.


Os dados são exportados, uma lista de coordenadas geográficas e serão desenhados em um polígono.

 
  Exportar planilha vértices/Limites.

Gera a planilha base com dados CSV exportados dos arquivos de Vértices e Limites do SIGEF.


  Reconstituir planilha base.

Reconstitui os dados dos memoriais descritivos em Coordenadas UTM e no SGL da planilha base criada no botão anterior.


  Reconstituir Memorial SIGEF

Reconstitui o memorial SGL a partir de dados colados do memorial tabular PDF gerados pelo SIGEF.


  Exportar Texto para Excel

Gera uma poligonal e um arquivo Excel com as coordenadas lidas de um arquivo texto.


  Alterar tamanho da fonte

Altera o tamanho da fonte de textos de uma seleção retangular. Não importa se seleção passe por outras entidades.


  Separar textos em colunas

Caso você tenho um texto, mesmo em arquivo PDF e ao copiá-lo no Excel, fique posicionado em uma coluna, poderá usar a função SEPARA COLUNAS para organizar os dados conforme desejar.


  Exporta desenho selecionado p/ novo arquivo

Corta o desenho de uma seleção retangular criando novo arquivo com novo nome e apenas permanecendo o desenho selecionado.


  TAB->POL

Cria uma poligonal com as coordenadas lidas de planilha selecionada.


  POL->TAB

Cria uma poligonal com as coordenadas lidas de planilha selecionada.


  Cálculos topográficos

Calcula e imprime os azimutes e distâncias de um polígono selecionado. Imprime também a área e perímetro do polígono.


  Identificar sentido da poligonal.

Indica com uma seta o início e direção do polígono selecionado.


  Reverter polilinha

Inverte o sentido do polígono.


  Coordenada

Imprime as coordenadas de um ponto selecionado.


  Colocar caixa no texto.

Desenha uma caixa contornando o texto.


  Planta de situação.

Cria um arquivo na escala definida para apresentar como planta de situação.


     
Barra SICAR    
     

Barra SICAR




  Configurar Camadas

Cria as camadas do CAR.


  Nascente

Cria no desenho um ponto de Nascente cm buffer de 50 mm.

 
  Gerar Cusr d` água

Criar no desenho buffer de Curso d’ água com a largura definida pelo usuário.


  SICAR

Definirá as áreas com hachuras de acordo com a tipologia definida, formatarão as camadas correspondentes às tipologias de cada área, e serão elaborados tabelas e gráficos de percentual representativo de cada área.


     
Funções Especiais    
     

Comprimento de polígonos


LENPOL - Essa função soma o comprimento de todos os polígonos.


Selecionar polígonos ou layer.


Insere POINT nos vértices


POLINT - Essa função coloca um POINT em todos os vértices da polilinha selecionada.


Imprime coordenadas XY


CORXY - Essa função coloca um POINT em todos os vértices da polilinhas selecionada.


Gera uma linha a partir de um angulo e distancia definida.


LGG – informar angulo e distância e ponto de partida.


Amplia Detalhe


AD - Amplia ou reduz detalhe de um desenho do AutoCAD.


Corta e Exporta desenho selecionado


CEX - Corta a parte selecionada do arquivo e exporta criando novo arquivo.


Liga e desliga Osmode


CL – Liga osmode (endpoint, intersec, etc.)

CF – Desliga osmode.

CN – Liga osmode (Center)

F1 – Liga osmode (Point) (Digite”F” “1”)

F3 – Liga osmode. (Digite”F” “3”)


Transformação de coordenadas


CGEO - Transformação de coordenadas UTM para Geográficas. Selecionar as coordenadas UTM em texto.


CGEO2 - Transformação de coordenadas UTM em Geográficas. Clicar em um ponto UTM.


Altera fator de escala


FTS – Altera o fator de escala de textos e círculos.


Imprime comprimento da entidade


LP – Imprime comprimento de entidade.


Alinhamento de textos por uma linha der referencia


RT – Alinha os textos na orientação da linha de referencia selecionada.


Converter spline e polilinha.


SPO – Converte spline em textos.


Somar textos


STX – Soma textos, independente de estar com “,” ou “.” Ou de ter algum prefixo ou sufixo.


Importação de planilha Excel para CAD.


XCAD – Importa planilha Excel para Autocad.

 

Grava textos em planilha EXCEL.


TEX – textos selecionados no CAD são gravas em uma coluna no Excel.


Insere o nome em cada vértice da poligonal.


XET – Lê o nome dos vértices numa coluna (planilha Excel), sem título e imprime nos vértices da poligonal selecionada.


Usar uma linha de cabeçalho na planilha Excel. A planilha Excel deve ter: Coluna A (Nome dos Vértices), Coluna B (coordenada Este), Coluna C (coordenada Norte), Coluna D (cota) opcional.


Grava os textos numa planilha Excel.


TEX – Textos selecionados são gravados numa planilha Excel.


Cria blocos com dados da planilha Excel.


EXC->BLK – Lê dados de uma planilha Excel e plota os pontos lidos em bloco.


Na planilha Excel, deve ter uma linha de cabeçalho, Coluna A (Nome do ponto), Coluna B (Coordenada ESTE), Coluna C (coordenada Norte), Coluna D (Cota)- preenchimento opcional.


Transforma Azimute e distancia em coordenadas UTM


AZU – Lê dados de uma planilha Excel e plota os pontos lidos em bloco.


Transforma Rumo e distancia em coordenadas UTM


RUU – Lê dados de uma planilha Excel e plota os pontos lidos em bloco.


Desenha poligonal e grava coordenadas no Excel.


TXT->PT – Lê dados e um texto separado por “ “ ou “;”, desenha os pontos e grava as informações numa planilha Excel.


Calcula coordenada a partir de azimute e distancia e grava no Excel.


COOR_AZD – Lê dados de um arquivo um texto separado por “ “ ou “ ;”, desenha os pontos e grava as informações numa planilha Excel.


Importa todos os textos do arquivo aberto grava planilha.


DEX – lê todos os textos do arquivo DWG e lista os textos e Layer numa planilha Excel.


A planilha Excel terá as colunas A (item) B (Localizar ) (C (substituir) D (Layer).


Essa planilha PLANILHA_VERIF_ORTOGRAFICA pode ser preenchida na coluna C (substituir) para ser usada na função EXD.


Substitui as informações da planilha Excel p/arquivo DWG.


EXD– Localiza os textos na PLANILHA_VERIF_ORTOGRAFICA e substitui os itens definidos para substituir no arquivo DWG.


Função complementar da DEX.


Desenhar as malhas


MALHAS– Desenhar as malhas (grades e coordenadas).